Cálculo de carga térmica: Conforto e alívio na conta de luz

Chronos Júnior

11/05/2020 16:53

O que é cálculo de carga térmica?

Carga térmica é a quantidade de calor que deve ser retirada ou fornecida a um local ou sistema, por unidade de tempo, objetivando a manutenção de determinadas condições térmicas. 

O cálculo de carga de térmica é a base principal de um projeto e afeta o dimensionamento de todos os seus componentes. Portanto, é um cálculo que pode influenciar significativamente o custo inicial de investimento, custo operacional e consumo de energia, além do impacto no conforto térmico e produtividade dos ocupantes de um ambiente.

Por que fazer o cálculo de carga térmica?

Segundo a agência de aplicação de energia, verifica-se que a refrigeração representa cerca de 33% do consumo de energia residencial e 37% na área comercial. Com bases nesses dados verifica-se a importância de pensar sobre gastos desnecessários. 

Usando seu sistema de refrigeração de forma correta, você economiza e também aumenta a vida útil dos seus equipamentos. 

Como economizar?

Qual a importância da carga térmica para o rendimento do sistema?

O cálculo de carga térmica adequado leva em consideração as possíveis oscilações que ocorrem ao longo do ano, em função de fatores como aumento da produção; variações no número de funcionários no local; maior número de equipamentos ligados; diferentes estações do ano, isolamento insuficiente do local; entre outros. 

Durante o projeto de um sistema de refrigeração ou climatização, o cálculo da carga térmica é muito importante. O aumento da quantidade de calor no ambiente a ser refrigerado aumenta o trabalho do compressor e minimiza sua vida útil. 

Em um ambiente industrial, onde frequentemente há processos nos quais o controle de temperatura é fundamental, a inadequação do projeto à carga térmica prevista pode afetar diretamente a produtividade, ou mesmo a qualidade do produto final.