O que é o Diagrama de Pareto?
Também conhecido como “Gráfico de Pareto”, ele é uma ferramenta de qualidade muito útil para melhorar a visão dos problemas de um processo, visto que a partir dele é possível focar nas poucas causas significativas de um problema.
No diagrama de Pareto, a frequência de cada causa é representada em ordem decrescente através de barras e o total acumulado é representado por uma linha.
Contudo, a intenção dessa ferramenta não é identificar causas, para isso você pode utilizar o diagrama de Ishikawa, o qual já temos um post sobre.
Qual o princípio do Diagrama de Pareto?
Seguindo o estudo de Vilfredo Pareto, que dizia que 80% da riqueza da população estava concentrada em 20% desta, a ideia geral é que as poucas causas vitais do seu problema representam 80%, enquanto as muito triviais representam 20%. Por isso, para melhorar o seu processo, você precisa focar nas poucas causas vitais.
A lógica para identificar as causas vitais e as triviais é bem simples: as poucas causas vitais, simbolizam poucos problemas que resultam em grandes perdas, enquanto as muito triviais correspondem a muitos problemas que resultam em poucas perdas.
Como o diagrama pode ser aplicado à manutenção?
Em um cenário industrial, por exemplo, é necessário que todos equipamentos tenham um bom funcionamento. Com o diagrama de Pareto, é possível supor que 20% dos ativos de manutenção são responsáveis por 80% das paradas.
Dessa forma, o responsável pela manutenção poderá identificar quais equipamentos apresentam mais falhas e se concentrar na resolução desse problema, tornando o processo mais eficiente e melhorando a disponibilidade dos equipamentos.
Como fazer?
Passo 1: Coleta de dados
Observe sua linha de produção: Anote os equipamentos e o tempo de falha de cada um. Após a análise, Faça uma tabela no Excel com as seguintes colunas: Equipamento; Tempo de parada; Porcentagem que ele representa no total e, por fim, a porcentagem acumulada (a soma dessa com a anterior).
Passo 2: Transformar em um gráfico de barras
Selecione a tabela, exceto a linha do tempo total, e transforme-a em um gráfico de barras no Excel.
Passo 3: Inserir um gráfico de linhas
Agora você vai inserir um gráfico de linhas clicando no percentual cumulativo de cada ocorrência, para finalizar selecione o eixo secundário.
Feito isso, seu Diagrama de Pareto está pronto para análise, veja o que se sobressaiu e inicie um plano de ação para melhorar o seu processo!
Vantagens
- Ajuda a identificar os pontos críticos, para focar na resolução dos problemas vitais.
- Organiza os dados em ordem de prioridade/importância.
- Possibilita a resolução dos problemas de forma organizada e eficiente.
- Ajuda na tomada de decisão, pois sabendo os pontos críticos fica mais fácil de saber onde agir.