O desenho técnico mecânico é uma representação descritiva com as informações necessárias, como: formas, dimensões, posições, material, processos de fabricação e ajustes, para dar garantia de fabricação, montagem, desmontagem e manutenção do equipamento/peça. Com isto, é possível notar a importância de ter esse documento em mãos.

As etapas de construção do desenho técnicos são as seguintes:

1. Pesquisa:

Esta é a fase para obter  informações, como a proposta do projeto e o desejo  do consumidor,  tais informações ocasionarão na melhoria da qualidade, garantindo também que o projeto seja funcional. Quaisquer informações que implicarão no desenvolvimento do projeto devem ser consideradas, não podendo haver divergências nem faltas.

2. Modelagem 3D:

Podemos ter uma visualização 3D do projeto antes da execução, permitindo modificações e otimização. Em caso de equipamentos é possível obter toda visão da montagem e também fazer um estudo de movimento, que vai garantir a usabilidade do seu projeto. A partir da modelagem 3D também é possível fazer a renderização e ter imagens digitais que simulam o seu projeto em ambientes reais.

2. Modelagem 2D:

Esta etapa é voltada para a parte técnica de produção do equipamento ou peça, nos desenhos técnicos 2D você vai encontrar todo o detalhamento da peça, com as informações exatas para fabricação do projeto, incluindo os materiais, também é possível ter a vista explodida com a lista de componentes para facilitar a montagem.