Automação residencial ou casa inteligente são termos os quais desde quando surgiram em 2000 sempre estiveram atrelados ao universo dos profissionais de TI, programadores e amantes das inovações tecnológicas. Contudo pouco acessíveis à população geral, tanto em conhecimento quanto em financeiro.
Entretanto à medida no qual os arduinos, lâmpadas WiFi, assistentes virtuais, entre outros dispositivos inteligentes ficaram mais populares e baratos, fruto da popularização do termo internet das coisas e com surgimento da nova era da indústria 4.0, a automação residencial deixou de ser tratado como um simples Hobbie Geek para se tornar uma solução para empregados e empresários que visam otimizar produção, poupar tempo e dinheiro além de melhorar conforto e segurança das suas empresas.
O âmbito empresarial é um dos com mais força e clientes quando se trata deste assunto, pois pode potencializar lucros. Não se engane, o termo “residencial” foi criado exclusivamente para fazer oposição ao termo “industrial”, para não se criar confusões quando estamos falando de automação. Desta forma não se limita apenas ao ambiente familiar, alcançando da mesma forma empresas e escritórios.
Em Países os quais comumente investem bastante em tecnologias digitais, a exemplo do Estados Unidos onde está presente o Vale do Silício, essas mercadorias e serviços deixaram de ser vistos como “futuro” e já se tornaram uma realidade comum entre casas e apartamentos: irrigadores de jardim programados que ligam e desligam periodicamente; porteiros eletrônicos; sensores de presença que acendem lâmpadas e ativam ar condicionados; máquinas de lavar automatizadas e robôs aspiradores são alguns entre tantos Gadgets que facilitam o dia a dia das famílias.
No Brasil, embora menos comum, é um assunto que entrou no radar de empresas como Amazon que vem investindo no mercado brasileiro com o trabalho de localização e tradução da sua assistente virtual, além de trazer mais visibilidade a peças de casa inteligente com a criação de uma categoria própria da sua loja virtual que tem bastante destaque, vendendo itens de marcas brasileiras como a Positivo, a qual visionariamente vem investindo no ramo. O pioneirismo num movimento que está chegando com força irá lhe trazer ótimos frutos.
As áreas as quais engenheiros, programadores e técnicos que tenham conhecimento e capacitação podem oferecer os seus serviços de planejamento e instalação se dividem em Projeto de iluminação da casa, Sistema de Som, Controle de Jardim, Eletrodomésticos e Biometria. Assim como Climatização, área de atuação da Chronos Jr., que oferece serviços como Cálculo de carga térmica e Plano de Manutenção Operação e Controle – PMOC.
Atualmente cada vez mais surgem clientes os quais além de estarem na busca melhorar o sistema de climatização, também querem deixar sua residência ou empresa ainda mais moderna, segura, prática e atualizada. A Chronos Jr. pode atender essa necessidade e atuar com um serviço extra de orientação, planejamento e instalação de dispositivos inteligentes, como sistemas de ar condicionado integrados entre si e controlados por aplicativos via celular ou tablet. Isso garantem que a casa ou empresa fique na temperatura ideal para receber os moradores, clientes e funcionários, ou que evite desperdício quando se está fora e o aparelho tenha ficado ligado, além de sensores de presença, temperatura e GPS.
Boa parte desse serviço já é oferecido pela fabricante e é coberto pelo serviço PMOC, a exemplo do sistema VRF da empresa Hitachi que permite que o cliente controle o sistema de climatização de onde ele quiser. Esse trabalho pode ser elaborado em parceria com a Diel, Startup da UFBA a qual oferece o serviço controle sobre quais equipamentos precisam ou não de manutenção, facilitando este processo. Dessa forma angariando maior clientela interessada e se destacando no mercado por possuir essa individualidade e modernidade quando o assunto é climatização.