O que é PMOC?​

PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle) é um plano que busca garantir a qualidade do ambiente e preservar a saúde das pessoas.

É uma compilação de todos os procedimentos para verificação do estado de limpeza, conservação e manutenção da integridade dos sistemas de climatização de uma edificação ou estabelecimento.

Qual a importância do PMOC?

A qualidade do ar nos ambientes de trabalho é tão importante que passou a ser regulamentada por Lei.

Em janeiro de 2018, o Ministério da Saúde tornou obrigatória a implementação de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) em todos os edifícios que possuem sistemas de ar condicionado, através da Lei 13.589/2018.

Com isso, o PMOC torna-se essencial no ambiente corporativo, não só no que diz respeito à qualidade de vida das pessoas, como também para garantir a manutenção eficaz dos sistemas de climatização. Evitando assim quebras, falhas ou até mesmo aumento no consumo de energia.

Quais as vantagens de ter um PMOC?​

  • Certeza de ambiente livre de contaminação
  • Aumento da vida útil dos equipamentos
  • Conforto térmico aos ocupantes do espaço
  • Redução dos gastos com energia elétrica
  • Melhoria na qualidade de vida e saúde

O que acontece se o PMOC não for cumprido?​

As empresas ou estabelecimentos cuja carga térmica ultrapassa os 60 mil BTUs são obrigados a cumpri-lo. Quem não cumprir está sujeito a receber uma multa por não seguir o que determina a portaria e a resolução.

O valor da multa varia entre R$ 2.000 e R$ 200.000, pois depende da situação da empresa e também do seu porte.

 

Precisa deste serviço?​

 

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] As áreas as quais engenheiros, programadores e técnicos que tenham conhecimento e capacitação podem oferecer os seus serviços de planejamento e instalação se dividem em Projeto de iluminação da casa, Sistema de Som, Controle de Jardim, Eletrodomésticos e Biometria. Assim como Climatização, área de atuação da Chronos Jr., que oferece serviços como Cálculo de carga térmica e Plano de Manutenção Operação e Controle – PMOC. […]

Os comentários estão fechados.