O que é análise de dados?
A análise de dados é um trabalho de tratamento de um alto nível de dados desorganizados que necessitam ser compilados e agrupados. A partir desta iniciativa as empresas conseguem captar resultados sobre vendas, marketing, relacionamento com o cliente, entre outras possibilidades.
Diane do alto fluxo de informações que são bombardeadas pelas ferramentas tecnológicas, a análise de dados é uma das principais alternativas para monitorar um negócio e facilitar as tomadas de decisões de forma estratégica.
Mais do que simplesmente captar as informações e fazer uma leitura, a análise ajuda a entender o desempenho da empresa de maneira profunda, seja internamente, seja diante do mercado.
Tipos de análise de dados:
- Análise descritiva
É um dos primeiros níveis de tratamento de informações.ela procura compreender qual é o cenário da empresa ou da situação analisada, por meio de algumas ferramentas.
- Análise diagnóstica
Busca entender os motivos e explicações do cenário se configurar da maneira atual.
- Análise preditiva
Busca verificar o que possivelmente acontecerá, de modo a antever e se preparar para o futuro.
- Análise prescritiva
A partir do reconhecimento da situação com as análises descritivas e dos insights trazidos pelas diagnósticas e preditivas, é possível definir um plano de ação.
O que é Business Intelligence ?
Prática que consiste em agrupar e analisar dados gerados na empresa para obter informações importantes a partir dos mesmos.
O objetivo principal do BI é integrar empresa, gestão e tecnologia da informação para identificar oportunidades e riscos para o seu negócio.
Principais ferramentas do Business Intelligence :
- Power BI
Ferramenta desenvolvida pela Microsoft, possibilita a integração de diferentes fontes de dados do seu negócio: planilhas, redes sociais, aplicativos, entre outros.
Com acesso a esses dados, através da ferramenta, é possível criar dashboards interativos de maneira simples, permitindo que o analista tenha acesso a uma visão macro e atualizada das métricas em tempo real.
A ferramenta desenvolvida pelo Google exige apenas que o analista tenha uma conta no Gmail para acessá-la.
A mesma é a ferramenta mais utilizada por possibilitar a integração a fontes de dados do próprio Google, como AdWords, Sheets e Trends. Além disso, permite criar dashboards dinâmicos e gerar relatórios compartilháveis e de fácil compreensão.
Permite extrair dados de diversas fontes, como planilhas do Google, Excel, arquivos CSV e JSON. É uma ferramenta que permite a análise e visualização de dados de forma simples e intuitiva. Além disso, o usuário pode publicar dashboards interativos em redes sociais, sites e outros canais da web.
Conclusão
É evidente a importância da análise de dados no mundo empresarial pelo fato de viabilizar tomadas de decisões mais rápidas e precisas. Consequentemente, reduzindo os riscos das ações tomadas pelos seus gestores.
Diante da constante transformação do mundo empresarial e do alto fluxo de informações, a tendência é o surgimento de novas ferramentas para o ramo e o desenvolvimentos de novos profissionais especializados.