Em ambientes residenciais, empresariais, entre outros, o aparelho de ar-condicionado é o principal responsável pelo controle da temperatura ambiente e da qualidade do ar. Este equipamento atua retirando o ar quente do local, reduzindo a temperatura interna e aumentando o conforto térmico. Por este motivo, o aparelho de ar condicionado se torna um bem muito atrativo.

Atualmente, há uma vasta gama de modelos de ar condicionado disponíveis no mercado. A escolha do modelo ideal para um ambiente é determinada através do cálculo de carga térmica, serviço oferecido pela Chronos Jr., que se baseia nas características do ambiente para determinação do modelo. Esta análise é de grande utilidade, pois evita a compra de um equipamento com capacidade maior do que a necessária, ocasionando assim uma redução nos custos com a compra e uma diminuição no consumo de energia, além de uma melhora no conforto térmico do ambiente.

Um fator em comum em todos os modelos é a obrigatoriedade da realização do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC). Este documento, que serve de guia para a manutenção preventiva em aparelhos de ar condicionado, surgiu através da portaria MS n° 3.523/98 e desde 2018 é exigido para todos  os ambientes climatizados artificialmente, sendo público ou privado.

O PMOC contém todas as atividades a serem realizadas referente a limpeza, conservação e manutenção do equipamento, além da periodicidade de execução. A seguir, veja algumas vantagens da execução do PMOC:

  1. Economia – A execução de um plano de manutenção, operação e controle contribui para a redução no consumo de energia do equipamento.
  2. Saúde – Redução na concentração de gases poluentes/nocivos no ambiente, aumentando a qualidade do ar.
  3. Legislação – Ambientes com carga térmica acima de 60 mil BTUs são obrigados, por lei, a implementarem a execução do PMOC. O não cumprimento ocasiona em aplicação de multa.
  4. Desempenho – A realização periódica de uma manutenção preventiva evita a ocorrência de falhas/quebras, aumentando a vida útil do equipamento e a sua eficiência.

A Chronos Jr. é uma empresa especializada na realização de manutenções preventivas, corretivas e de reparos em equipamentos de climatização e refrigeração.

Solicite já o seu orçamento gratuito.