O que é?

A autorresponsabilidade é a crença de que você é o único responsável pelas suas próprias decisões e ações, independentemente se forem positivas ou negativas. Portanto, é o único que poderá mobilizar a mudança necessária!

 

Esse termo foi desenvolvido pelo Coach Paulo Vieira, autor com mais livros vendidos do Brasil e criador da revolucionária metodologia do Coaching Integral Sistêmico (CIS), que já impactou mais de 1 milhão de pessoas pelo mundo.

 

 

 

 

 

Como aplicar as leis da autorresponsabilidade na engenharia

Com a autorresponsabilidade, os engenheiros (as) são capazes de agir para dissolver os problemas, já que eles (as) focam nas soluções e possiblidades positivas. Consequentemente, esses (as) profissionais são agentes das mudanças!

Sendo assim, para atingir esse estado responsável, é de extrema importância aplicar as seguintes leis:

Reflexão: “6 LEIS DA AUTORRESPONSABILIDADE”! | O Bem Viver

A partir da análise dessa imagem, percebe-se que os engenheiros (as), que utilizarem-nas, retiram o foco no problema e começam a agir em prol da solução dos desafios existentes na engenharia.

Por isso, essa ferramenta é de extrema importância para que os profissionais sejam protagonistas dentro da empresa e se tornem líderes da organização!

Uma observação a ser feita sobre essa temática é que essas leis não podem ser referenciadas para pessoas que estão com problemas psíquicos, já que elas estão em um estado na qual estão impossibilitadas de exercerem a autorresponsabilidade. Caso você se encontre nessa situação, procure ajuda especializada!

Engenheiros (as) que não tem a responsabilidade pelos próprios atos são aqueles (as) que há baixa inteligência emocional, uma vez que eles (as) pensam que não tem controle sobre as reações que suas emoções apresentam diante dos desafios. Isso é extremamente problemático, pois esses profissionais não saberão lidar da melhor forma possível com os conflitos que podem surgir entre os colegas de profissão.

Infelizmente, esse tipo de conduta não-responsável pode acarretar em demissão, como aponta o levantamento da Page Personnel, consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão. De acordo com a pesquisa, nove em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental.

Exemplo

Um engenheiro mecânico não-responsável foi contratado de uma enorme empresa, porém ele começa a usar justificativas pelos seus atos, como:

 “Eu não sou explosivo demais, as outras pessoas me provocam!”

“Eu teria feito o relatório, mas ninguém me enviou o modelo e instruções.”

Todas essas justificativas não há nenhuma solução para resolvê-las. Porém, se esse engenheiro utilizar a autorresponsabilidade, o discurso muda para:

 “Eu não seria explosivo demais se EU aprendesse como modular minhas emoções e reações às frustrações do dia a dia.”

“Eu teria feito o relatório se EU insistisse para que me enviassem os materiais necessários.”

Assim, ele começa a procurar soluções para seus problemas!

Tags: autorresponsabilidade, soluções, inteligência emocional