O programa Carbono Neutro é uma iniciativa para diminuir ou equalizar a quantidade de carbono emitido pelas empresas. Em todo o mundo, a prática se tornou uma prioridade entre organizações que assumem a responsabilidade ambiental como um de seus valores.

Este movimento ganhou força a partir do Acordo de Paris, em 2015, o qual foi assinado por 195 países. O Acordo de Paris definiu o objetivo de limitar o aquecimento global em menos de 2ºc. Os líderes de estado concordaram em reduzir as emissões de CO2 e buscar um balanço neutro entre emissões e remoções na segunda metade do século; o que é definido como neutralidade de emissões de carbono.

“O que se busca nessas metas é que seja feito o maior esforço internamente de redução, porque senão a transformação não acontece. Se a empresa ficar só compensando com projetos de resíduos e floresta, ela não faz a transição”, afirma o professor e coordenador de programa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV EAESP, Guarany Osório.

Ser Carbono Neutro significa estimar o total das emissões, reduzir onde é possível e equilibrar o restante das emissões através da compensação. Ao realizar a neutralização de carbono, uma empresa, por exemplo, assume a responsabilidade de neutralizar os efeitos prejudiciais a partir da emissão de CO2 de suas. Existem certificações emitidas por organizações como carbon free e carbono neutro.

No contexto nacional, temos um ponto de partida privilegiado entre outros países para a redução de emissão de carbono, por ter, por exemplo, uma alta produção de etanol instalada há muitas décadas, instalações de biodiesel e hidrelétricas também têm sua parcela de contribuição.

Qualquer um pode neutralizar suas emissões, entretanto não adianta adotar programas de neutralização de carbono se não houver mudanças nos hábitos. Um modo de mensurar este consumo é através da pegada de carbono, que é uma metodologia criada para medir as emissões de gases do efeito estufa. Esses gases, incluindo o gás carbônico, são emitidos na atmosfera durante o ciclo de vida de um produto, de processos ou de serviços.

São exemplos de atividades que geram altas emissões de carbono: a queima de combustíveis fósseis, o consumo de carne, roupas, etc., a criação de pastagem para gado, o desmatamento e a produção de cimento. Atividades que emitem carbono podem ser realizadas tanto por pessoas, quanto por empresas, ONGs e governos, logo, toda a sociedade pode realizar a neutralização de carbono.