Se você já precisou climatizar a sua residência ou estabelecimento comercial com certeza já se perguntou como escolher o ar condicionado ideal para o ambiente e já se deparou com algo semelhante a isso.
Acredite. Essa não é a melhor e nem a maneira correta de escolher aparelhos de ar condicionado para sua residência ou estabelecimento.
Embora seja um artifício prático e aparentemente útil para algumas aplicações. Você, consumidor, não tem ideia se a potência do equipamento escolhido é a que você realmente precisa. E essa decisão sempre impactará no seu bolso, tanto para a escolha de um equipamento com potência insuficiente e até mesmo na situação contrária. Visto que existem aquelas pessoas que para “garantir” compram o dispositivo com maiores potências.
Já se você é o tipo de consumidor mais curioso já deve ter perguntado ao senhor Google como é calculado o BTU, e provavelmente encontrou uma metodologia muito simplificada deste cálculo, que mesmo sendo um pouco melhor que a tabela de área, ainda não é suficiente. As metodologias simplificadas ignoram uma série de informações relevantes do ambiente que tem relação direta com a quantidade de calor que deverá ser removida do local refrigerado, logo, com a potência do equipamento de ar condicionado ideal.
Agora que você sabe que essas não são as melhores maneiras de como escolher o ar condicionado ideal. Vamos te falar um pouco do impacto da escolha errada do aparelho de ar condicionado.
Problemas em escolher Aparelho de Ar Condicionado com Potência Abaixo da Necessária
Nesse caso podem acontecer duas ocorrências comuns. Uma delas é a sensação de calor, como se o ar condicionado não estivesse refrigerando o ambiente. E a outra muito provavelmente acontecerá junto à primeira, é que o seu aparelho de ar condicionado não vai parar de funcionar em nenhum momento.
Todos os dispositivos de ar condicionados modernos vem com um peça chamada termostato. Essa peça tem a função de medir a temperatura do ambiente, verificar se é a mesma da temperatura meta e ligar ou desligar o compressor do ar condicionado.
Se o seu equipamento não é capaz de atingir a temperatura meta, o compressor do seu dispositivo não entrará em stand by, assim você terá um consumo elevado de energia e não haverá conforto térmico.
Problemas em Aparelho de Ar Condicionado com Potência Acima da Necessária
Nesse caso, o dispositivo pode funcionar perfeitamente bem. Mas não se engane, Isso não é bom para o seu bolso. Uma vez que se você comprar um aparelho com potências superiores à necessária, além de você pagar mais caro pelo equipamento de ar condicionado, o consumo energético também aumentará, mesmo que ele entre em stand by quando a temperatura meta for atingida. Isso porque dispositivos mais potentes implicam em componentes mais potentes e mesmo funcionando por ciclos, o equipamento consumirá mais energia para a realização do trabalho.
Aparelho de Ar Condicionado Ideal
O processo de como escolher o ar condicionado ideal é benéfico porque além de ter o seu dispositivo funcionando da maneira perfeita no ambiente. Você pagará pelo equipamento necessário que não gerará custos super elevados na sua conta de luz.
Qual a maneira correta de escolher o aparelho de ar condicionado
Para realizar este processo de dimensionamento precisamos realizar o cálculo de carga térmica para identificar a quantidade de calor que o dispositivo de ar condicionado precisará remover do ambiente. Para isso é necessário levantar uma série de informações sobre o ambiente a ser climatizado, para a realização deste cálculo. Essas informações são particulares de cada ambiente, ou seja, único.
Nós podemos te ajudar a escolher o dispositivo ideal para o seu ambiente. Entre em contato conosco.