O que é?
A palavra Kanban tem origem japonesa e significa ‘sinalização’ ou ‘cartão’. O método surgiu na década de 1940 numa fábrica da Toyota com o objetivo de controlar os estoques para equilibrar a produção, de modo que não houvesse nem um excedente nem uma falta de produtos.
Apesar de ter surgido num meio industrial, isso não significa que o método não possa ser utilizado em outras áreas, podendo até ser aplicado na organização de tarefas do dia-a-dia de qualquer pessoa!
A ferramenta demonstrou tamanha efetividade que hoje é utilizada em equipes de atividades diversas, como marketing, desenvolvimento de software, e inclusive na organização de fluxos de demandas da Chronos Jr.
Todo esse sucesso se deve às características do método, que é um sistema ágil, pois permite que as tarefas sejam gerenciadas com rapidez e visual, pois funciona através de um esquema que facilita a visualização de cada processo. Esse esquema será explicado no próximo tópico.
Como funciona o método Kanban?
A aplicação mais comum atualmente é dividida em 3 “camadas”:
A primeira delas e a mais específica é o cartão, ou post-it, onde uma demanda ou tarefa é escrita. Os cartões podem ter esquemas de cores que especifiquem, por exemplo, o tipo de tarefa, ou quem é o responsável por ela, ou ainda, o nível de prioridade daquela tarefa.
A segunda parte são as colunas, comumente divididas em três: a fazer, fazendo e feito, que representam cada etapa em que uma tarefa se enquadra. Os cartões são movidos através das colunas de acordo com o andamento da tarefa descrita no cartão.
A terceira parte e mais geral, é o quadro, que é o Kanban como um todo, que permite a visualização das colunas e dos cartões.
Como aplicar no dia-a-dia?
Como você já viu, é uma ferramenta extremamente simples, que necessita de poucos recursos, e ainda assim é bastante efetiva. A combinação perfeita!
É tão simples, que hoje, com o advento da tecnologia, o quadro não precisa nem estar em um meio físico, você pode usar ferramentas simples como uma planilha ou até mesmo aplicativos como Trello, Notion, Keep, etc.
Basta criar o quadro, da maneira que fique melhor para você, listar todas as suas demandas, tarefas e atividades e ir distribuindo pelo quadro conforme o andamento de cada uma delas.
E aí, tá esperando o que para montar o seu, e ter uma clara noção das suas tarefas? Aposto que vai te poupar muito do seu precioso tempo.