Em todas as empresas, por mais simples que seja, há formalmente ou informalmente, um plano de negócio ou princípios orientadores de gestão. Os mesmo são usados para estabelecer diretrizes , objetivos e metas afim de alcançar os resultados esperados e pensar estrategicamente sobre os desafios do futuro.

Com isso, podemos destacar o MBO (Management by Objectives), também conhecido como por Gestão por Objetivos (GPO) ou Administração por Objetivos (APO). Esta técnica foi criada por Peter Drucker em 1945, e ainda é um modelo válido de gestão estratégica, visando uma tradicional abordagem de gestão de desempenho organizacional que tem como base a definição de objetivos claros e acordados entre gestores e colaboradores.

Características do Management by Objectives

O principal objetivo desse modelo de gestão empresarial é permitir que todos os níveis hierárquicos da empresa trabalhem juntos em busca da melhor definição dos objetivos da organização, assim,  buscando o engajamento de todas as equipes.

Dessa forma, o que se determina são metas individuais que, se cumpridas por todos, levarão ao atingimento das metas organizacionais como um todo.

Objetivando aumentar a motivação dos colaboradores e o clima do ambiente organizacional o processo se define em 5 passos:

  • Definir ou revisar os objetivos da empresa a partir da visão e missão
  • Traduzir os objetivos da empresa em objetivos SMART para os colaboradores
  • Monitorar e estimular o atingimento dos objetivos.
  • Avaliar os resultados
  • Dar feedback e recompensar o progresso dos colaboradores.

Vantagens e desvantagens de MBO

Dentre os diversos pontos positivos podemos destacar : o maior senso organizacional entre todos os colaboradores, alinhamento dos colaboradores rumo ao objetivo comum, impulsionar o trabalho em equipe, maior engajamento de todos.

Também são apontados diversas críticas quanto ao método, e a mais forte é referente ao risco em levar os funcionários a atingir a meta a qualquer custo, pegando “atalhos” que podem variar desde altos gastos para atingir a meta até produzir com baixa qualidade.

Variedade de métodos de Gestão Organizacional

O mundo empresarial está em constante transformação, logo além do método citado, existem outras técnicas cujo são utilizadas com o mesmo objetivo de harmonização das equipes e foco em resultados. Assim, a escolha é feita em busca da melhor opção capaz de auxiliar no aumento da produtividade, na obtenção de resultados e ainda gerar um nível elevado de engajamento de colaboradores em um negócio.