O que é um consultor?

Um consultor é um agente externo à empresa responsável por aconselhá-la quanto as suas questões processuais e administrativas.

Por que devo contratar um serviço de consultoria?

Com as demandas do dia a dia, só dar-se conta de que algo não está funcionando devidamente quando isso reflete nas contas. E, daí, até encontrar uma solução, mantendo-se as atividades diárias, já se foi muito tempo e dinheiro. Para evitar isso, é importante ter um consultor.

Por exemplo:

Certa vez, uma empresa estava tendo um problema com sua mercadoria, algumas embalagens estavam saindo vazias. Para corrigir isso, pensou-se em comprar uma outra máquina, de R$ 1.5 milhão, que ficaria responsável por verificar se a embalagem estava cheia.

Porém, antes disso, resolveu-se buscar um consultor, que, ao ouvir sobre o problema, lembrou de um caso semelhante e deu uma solução: Colocar um ventilador na esteira por onde passavam as embalagens com os produtos.

Pois, dessa maneira, as embalagens vazias, seriam empurradas para fora da linha de produção, restando apenas aquelas que estavam realmente cheias.

 

É possível notar, através do exemplo, o quanto um consultor pode ser valioso para uma empresa.

Uma vez que ele, por estar fora da rotina da empresa, poderá, de forma mais assertiva, dizer onde deve-se por mais esforço, o que não está dando certo, como corrigir e o que fazer a partir dali.

Além disso, por estar constantemente se relacionando com diversas empresas e propondo soluções, o consultor poderá prevenir muitas crises dentro do seu negócio e até lhe situar das mudanças que estão ocorrendo no mercado, de forma a lhe manter forte dentro do setor.