A palavra revolução, direciona sempre a otimização, por isso a Indústria 4.0 é também chamada de 4ª revolução industrial. Ela vem mudando a forma que se trocas de dados, etapas de produção, introduzindo mais automação nos processos, trazendo assim grandes ganhos em produtividade, eficiência, e redução de custos.
Esta revolução causa impactos na gestão empresarial, pois é necessário o uso dessas novas tecnologias que chegaram e, afim de sempre facilitar e aumentar a produção nasce uma melhor relação com a tecnologia de informação.
Tecnologias advindas da indústria 4.0
– Inteligência artificial (artificial intelligence):
A ideia dessa tecnologia consiste em simular a capacidade humana advindas da inteligência. Através de algoritmos, sistemas de aprendizados, a AI consegue reproduzir raciocínio, análises e tomadas de decisão.AI tem como finalidade desenvolver máquinas que possam substituir atividades humanas.
– Big data:
Este conceito está relacionado com grandes conjuntos de dados, com variedades, não estruturados, que precisam ser analisados, processados e armazenados.
É necessário o uso de ferramentas computacionais que transformam esses dados em informações muito úteis em tempo hábil.
– Computação em nuvem:
É a utilização dos serviços de computação pela internet, entre eles armazenamento e análise dados, servidores, software, rede, entre outros. Esta tecnologia traz grandes vantagens, entre elas: trabalho em escala global, maior velocidade, redução de custos, segurança e confiabilidade dada pelos provedores.