Com os avanços recentes da tecnologia, têm-se falado bastante da inteligência artificial (IA). Hoje sabemos que esse conceito não se limita mais às obras de ficção científica, mas está fortemente presente no nosso cotidiano e têm feito completa diferença em empresas e indústrias. Mas em quê consiste a IA? E como ela se encaixa no contexto da engenharia?

A inteligência artificial é um sistema ou programa que analisa e armazena dados, e a partir deles, realiza ações. Nesse sentido, pode-se dizer que uma IA é um software dotado de quase completa autonomia, que quanto mais dados armazena, mais efetivamente é capaz de operar. E essa é sua característica mais marcante, que permite que a indústria opere de forma mais eficaz.

Nesse sentido, essa tecnologia consegue ser aplicada em inúmeras áreas na engenharia, promovendo um serviço otimizado e de maior qualidade. Alguns exemplos dessas áreas são:

  • Manutenção Preditiva
  • Logística
  • Big Data
  • Atendimento ao Cliente

 

 Manutenção Preditiva

Visa o acompanhamento do funcionamento de máquinas, a fim de detectar falhas e defeitos antes que comprometam o equipamento e a produção. Nesse contexto, a Inteligência artificial anda de mãos dadas com essa manutenção, monitorando o maquinário a partir de sensores e comparando os dados obtidos para a fácil detecção de possíveis problemas.

 Logística

Aqui também a IA é um grande salva-vidas, já que seu principal modo de funcionamento, é fundamentado na associação de dados. Capaz de organizar, assimilar, e interpretar em instantes, essa tecnologia otimiza qualquer logística, minimizando o risco de erro humano.

 Big Data

Aplicado em quase qualquer área, essa tecnologia permite a coleta e armazenamento de imensos volumes de dados, assim auxiliando na gestão do excesso de dados gerados no dia-a-dia. Um ótimo exemplo para ilustrar essa ferramenta, é o caso do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que a utiliza para coletar e analisar informações para a criação de parques eólicos.

 Atendimento ao cliente

Muitas empresas já utilizam em seus serviços (pelo menos nas etapas iniciais) robôs programados para o atendimento e solução de problemas em sites e aplicativos, permitindo um contato mais rápido e eficiente.

 

Portanto, a inteligência artificial está se tornando um grande diferencial no mercado das engenharias, auxiliando nas mais diversas funções.  Mas essas não são todas as aplicações dessa tecnologia. O mundo da inteligência artificial só vêm se expandindo, e as oportunidades são infinitas.