MVP é a sigla de Minimum Viable Product, ou seja, Produto Minimamente Viável. É a primeira versão, a versão simplificada do produto/serviço da sua empresa. A partir dela, se oferece o mínimo de funcionalidades com o objetivo de testar o encaixe do produto no mercado. Provavelmente haverá falhas que deverão servir de aprendizado.

É preciso entender que o MVP não é um protótipo criado para dar errado. O que deve acontecer é exatamente o contrário. O MVP já faz parte do produto final e precisa, obrigatoriamente, entregar uma solução convincente para o público, sendo uma garantia de que dará certo.

Vantagens

O MVP é essencial para uma startup, por exemplo, uma vez que elas lidam constantemente com fatores de risco, como faturamento, mercado volátil e o alto nível de concorrência.

A função do MVP é reduzir alguns desses fatores de risco. O de mercado é o principal, já que traz uma noção de como as pessoas vão receber o seu produto ou serviço.

O MVP é útil também manter o contato com seu público alvo. É possível que o empreendedor entenda o comportamento do cliente e detecte possíveis falhas no produto antes do lançamento.

Outra grande vantagem do MVP é poder testar uma ideia economizando tempo e dinheiro. Isso diminui gastos e aumenta a velocidade nos processos, assim como a taxa de sucesso do negócio.

Como criar um MVP de maneira simples

Definir uma proposta de valor

O modelo de negócio propõe que determinada proposta de valor atrairá a atenção do mercado gerando receita e lucro. A proposta de valor é o principal vetor do seu produto ou serviço para o consumidor.

Feedback do mercado

Após desenvolver um MVP que contemple a proposta de valor, é preciso saber e entender como será o interesse mercado no produto que justifique o investimento. Aplique o MVP em um cenário realista.

Há muitas formas de validar o produto ou serviço:

  • Teste Alpha: lançar o produto ou serviço para um público controlado;
  • Teste Beta: lançar o produto/serviço para o público geral.

Nessa etapa, deve ficar como aprendizado a forma com a qual o público recebeu a proposta de valor. É o momento de elencar os pontos de melhoria para seu produto ou serviço. Para isso, criar métricas é muito importante.

Iteração

Após testar o MVP, é necessário interpretar os feedbacks do mercado. Apesar de alguns não fazerem muito sentido, o mercado dará a resposta necessária. A partir disso, avalie mais testes serão necessários.

Se a percepção for positiva, avance para o produto final. Caso contrário, os feedbacks ajudarão a traçar um novo MVP e alinhar a sua proposta de valor com as expectativas do mercado.