O Microsoft Excel é uma ferramenta indispensável na grande maioria das profissões atuais. Mesmo tendo um foco organizacional, o software permite a criação de planilhas eletrônicas para uma infinidade de aplicações – desde tabelas pessoais até planilhas automatizadas para controle de sistemas e de processos complexos.
Por essa abrangência, o conhecimento em Excel virou um requisito básico para entrada no mercado de trabalho. Na engenharia não é diferente. Quando usada para organizar e automatizar processos, o programa vira um instrumento poderoso para aumentar a produtividade. Nesse artigo você vai conhecer 4 aplicações do Excel na engenharia.
1 – Cálculos
O programa permite a criação de fórmulas que relacionam as células umas às outras. Quando a fórmula está pronta, basta inserir os dados que os cálculos são realizados automaticamente. Esse grau de automatização permite o desenvolvimento de planilhas complexas para diversas aplicações, e que podem ser usadas como template para múltiplos projetos e como memorial de cálculo. Cálculos estruturais, cálculo de carga térmica, dimensionamentos hidráulicos, e uma gama de outras aplicações podem se beneficiar dos recursos da plataforma.
2 – Orçamentos
O custo de um projeto é um fator principal ao determinar a sua viabilidade. Uma planilha de orçamento bem construída detalha com precisão os custos associados, além de ajudar o cliente a visualizar a abrangência de seu empreendimento. Profissionais qualificados com conhecimento em Excel podem construir planilhas dinâmicas e objetivas para atender as necessidades do projeto.
3 – Controle de Materiais e Estoque
Não importa se for na área comercial ou na produção. Ter em mãos uma relação de todos os itens no almoxarifado – com dados de quantidade, entrada e saída – permite uma maior confiabilidade na tomada de decisões e na articulação de novos projetos. As versões mais novas do Excel já oferecem modelos prontos para esse tipo de controle, e podem ser usadas como base para adequar às necessidades do seu setor.
4 – Planejamento e Controle de Processos
Através do Excel, um gestor pode visualizar todas as tarefas em curto, médio e longo prazo e fazer seu acompanhamento de forma dinâmica. A integração com a plataforma OneDrive permite construir planilhas de forma colaborativa. Utilizando métodos como o DMAIC, Kanban ou OKR é possível registrar as tarefas realizadas por período, medir a produtividade de sua equipe e planejar seus próximos passos no projeto ou processo produtivo. Planos de manutenção, como o PMOC, também se beneficiam da ferramenta. Saiba mais sobre esses métodos no nosso blog!