O OKR é uma metodologia de gestão criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove e tem como objetivo simplificar a forma de encarar os chamados “Objectives and Key Results”, ou seja, os objetivos principais de uma empresa.

O propósito do OKR é conectar objetivos da empresa, do time e de cada colaborador para mensurar resultados enquanto time e líderes trabalham juntos em uma só direção. O OKR pode ser implementado tanto em pequenas e médias empresas quanto em corporações multinacionais com a mesma eficiência e transparência.

O Google aprovou o OKR em 1999, durante seu primeiro ano, apoiando o crescimento de 40 funcionários para mais de 60.000 hoje. Além do Google, Spotify, Twitter, LinkedIn, Airbnb, Walmart, Target, The Guardian, Dun e Bradstreet e ING Bank também usam OKR.

Metodologia OKR

O significado de OKR não é em vão. Está diretamente relacionado à maneira como a metodologia funciona.

Veja o que cada nome quer dizer e como eles se complementam:

Objectives

Os objetivos apresentam uma direção clara do que a empresa pretende conquistar. Cada objetivo formulado deve elucidar o que se deve buscar, mantendo todos engajados em cumprí-lo.

Alguns exemplos simples de objetivos que deixariam todos na equipe informados e engajados:

  • tornar-se autoridade no mercado;
  • oferecer um suporte espetacular ao cliente.

Todos esses alvos são claros e específicos e não deixam dúvidas de qual deve ser o foco.

Key Results

Sem eles, ficaria muito difícil alcançar os objetivos propostos inicialmente. Afinal, seria muito difícil mensurar de forma objetiva e precisa o quanto o suporte é espetacular, por exemplo.

Os key results servem de parâmetro para determinar o quanto a empresa está progredindo para alcançar um objetivo. Metas em curto prazo que ajudam diretamente na conquista do alvo principal.

Objetivo #1: tornar-se autoridade no mercado:

  • KR 1: ranquear em 1º lugar no Google para uma a palavra-chave específica;
  • KR 2: alcançar 10 mil inscritos na newsletter;
  • KR 3: formar 5 parcerias de co-marketing bem-sucedidas;
  • KR 4: Aumentar em 50% o número de clientes que conheceram a empresa através de canais digitais.

Objetivo #2: oferecer um suporte espetacular ao cliente:

  • KR 1: diminuir em 40% o número de pedidos de suporte usando autoatendimento;
  • KR 2: manter a média do Net Promoter Score acima de 50;
  • KR 3: reduzir pela metade o tempo de resposta dos tickets em qualquer canal;
  • KR 4: manter a taxa de resolução, no mínimo, em 95%.

Estruturando o OKR

Apesar do OKR ser bem prático e direto, não basta pensar em objetivos, resultados-chave e achar que a estratégia está definida.

Para garantir o bom funcionamento da metodologia, é necessário seguir uma série de passos importantes. Estes facilitam bastante sua adoção todos os membros da empresa.

1. Defina metas claras e específicas

Não deve haver complicações desnecessárias no OKR. Metas claras e específicas, tanto para os objetivos primários quanto para os key results, são essenciais. Isso motiva os colaboradores, direcionando-os para chegar ao que foi estabelecido.

2. Divida os objetivos entre top-down e bottom-up

Um ponto importante do OKR é que os objetivos não devem ser estabelecidos apenas pelos líderes e gestores. Eles definem boa parte dos OKR’s, e o restante é definido pela equipe. Dessa forma, todos são envolvidos na criação das metas, a visão de todos é útil no processo.

3. Estabeleça prazos razoavelmente curtos

As metas dos OKR’s não podem ser longas demais, pois isso dificulta o dinamismo e prejudica sua eficiência.

O melhor é estabelecer prazos razoavelmente curtos. Isso traz o senso de urgência para a equipe, além de tempo suficiente para que todos realizem seu trabalho.

4. Acompanhe os resultados de forma constante

O acompanhamento dos resultados precisa ser continuo, por conta dos prazos mais curtos e para garantir a consistência do método.

Por exemplo, avaliar os resultados obtidos semana a semana é um bom caminho, porque permite ajustes rápidos sem pressão aos funcionários para analisar dados diariamente.

5. Deixe os OKR’s à vista de todos

A transparência é muito importante em uma estratégia de OKR. Se todos devem compartilhar dos mesmos objetivos, todos devem estar a par do processo e dos resultados. Não para pressionar os colaboradores, mas mantê-los informado, deixando tudo bem claro para todos.

6. Não confunda esforços e resultados

O esforço pode ser máximo, mas os resultados que precisam ser analisados. Se há muito trabalho sem alcance dos resultados, é bem provável que há algo errado no processo. Por isso, é importante focar em métricas e variáveis, e não apenas no sentimento de união e esforço coletivo como forma de quantificar a desempenho de todos.