5 Porquês

O que é

O Método dos 5 Porquês (ou metodologia 5-Why) é uma ferramenta de análise que permite chegar na causa raiz de um problema, explorando as relações de causa e efeito.

Foi proposto por Sakichi Toyoda e bastante utilizada nas indústrias da Toyota, espalhando-se para o resto do mundo e sendo utilizada até hoje nos mais diversos ramos.

Vantagens

Destaca-se pela sua simplicidade, eficiência e facilidade de implantação; como o nome sugere, a técnica baseia-se na ideia de que é possível chegar na causa raiz de um problema perguntando-se [em média] 5 vezes o porquê daquela falha ou problema ter ocorrido.

O método é ilustrado na imagem abaixo:

Como foi possível notar, à medida que os questionamentos são feitos, ocorre a aproximação da causa raiz daquele problema, refinando a análise, o que proporciona clareza na tomada de decisão, além de apontar para medidas mais efetivas no sentido de instalar uma solução que de fato resolva o problema de maneira definitiva.

Portanto, a ferramenta dos 5 Porquês proporciona uma melhor visualização dos problemas e das suas relações de causa e efeito.

Vale destacar que não existe uma regra sobre quantas vezes esta pergunta deve ser feita, por ser algo que depende do contexto de cada situação, podendo haver em alguns casos a necessidade de que haja mais ou menos questionamentos.

É comum e intuitivo atuar nos efeitos, nas consequências ao invés de refletir e atuar nas suas verdadeiras causas, porém essa não é a melhor abordagem, uma vez que eventualmente, aquela falha, se não analisada profundamente, certamente voltará a aparecer em algum momento.

Importância

Em processos industriais, busca-se reduzir ao máximo os desperdícios e aumentar a eficiência da produção; eventuais falhas sempre terão alguma possibilidade de ocorrer, e o método dos Cinco Porquês é uma ferramenta de grande valia na sua análise.

Aplicação Prática

Por fim, a seguir podemos observar a aplicação do Método em uma falha ocorrida numa bomba, um equipamento fundamental em diversos processos.