Uma das principais funções de uma gestão ágil é desenvolver organizações no que é chamado de Learning Organizations, um termo cunhado por Peter Senge do MIT, que classifica organizações que facilitam o aprendizado de seus membros e os desenvolvem continuamente.

Essas organizações possuem a capacidade de sobreviver e prosperar em meio a mudanças rápidas e alta complexidade. 

Essa estratégia é  uma das melhores maneiras de criar uma organização flexível que pode lidar com o mundo VUCA de uma boa maneira.

A ideia de uma learning organization é que as pessoas identifiquem as necessidades da organização para desenvolver soluções que estejam alinhadas com seus objetivos.

Soluções que surgem dentro da visão geral do futuro da organização, de modo que a inovação e as melhorias são relevantes para todos os setores da organização.

Diferença entre uma Organização Tradicional e uma Learning Organization

Em organizações hierárquicas tradicionais, os gestores normalmente assumem a responsabilidade por pensar e agir. E os demais membros são vistos como um recurso que deve apenas cumprir o trabalho que lhe for atribuído.

Em uma learning organization, as pessoas têm papel fundamental para as decisões estratégicas, pois elas identificam as necessidades por conta das suas atividades rotineiras. Assim, a estratégia surge alinhada com os objetivos futuros da organização, de modo que a inovação e as melhorias são relevantes para o todo.

Uma learning organization é projetada por redes de redes. As diferentes partes se adaptam e mudam constantemente de forma independente, enquanto ao mesmo tempo contribuem para a missão da organização.

Possui um comportamento ágil, onde os indivíduos estão constantemente aprendendo, reaprendendo e desaprendendo juntos.

Tudo isso associado a lideranças capazes de constante transformação e desenvolvimento, compartilhamento de informações, transparência, empoderamento, estratégia emergente e estruturas horizontais. 

O foco é capacitar as pessoas a pensar, agir e projetar métodos de trabalho em nome da organização. Ainda assim, a gestão geralmente fornece a direção estratégica primária, mas as pessoas têm mais espaço para agir dentro da estrutura da direção. 

Devido à alta velocidade das mudanças e à crescente complexidade, muitas organizações podem ver uma lacuna entre o que está acontecendo e o que precisa ser feito para sobreviver e se destacar.

Portanto, precisamos envolver todos os cérebros das organizações para lidar com nosso mundo VUCA! Pois essa é uma tarefa muito difícil e complexa para ser feita por poucas cabeças pensantes.

Todos precisam contribuir para as decisões e ações do fluxo de trabalho e também para o direcionamento estratégico, de uma forma nunca vista antes. É por isso que as learning organizations são importantes!