Você já teve problemas por falta de organização das prioridades e do quão elas eram urgentes? Em que a falta de organização da sua empresa desencadeou? a Matriz GUT pode te ajudar com isso.
A falta de organização tem sido o maior motivo para a ruína dos negócios. E esse era um dos grandes problemas que muitas indústrias americanas e japonesas enfrentavam no século passado, onde a competitividade entre elas reinava, e elas não podiam renunciar nenhum tipo de ferramenta que as auxiliariam na obtenção de resultados.
Então, em 1950, no auge da criação e uso de ferramentas da qualidade nos processos de gestão, Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe desenvolveram a Matriz GUT, que se tornou uma ferramenta complementar as outras da gestão da qualidade. A Matriz GUT integra a parte de planejamento do ciclo PDCA e tem sido muito eficaz em seu método.
Mas, o que é a Matriz GUT?
A matriz GUT consiste em tomadas de decisões, ajudando na priorização do problema da empresa e é estabelecida a partir do critério GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). Ela avalia os aspectos de riscos para o negócio e o impacto que cada um deles pode ter ao longo do tempo. Ou seja, a empresa pode identificar o que precisa ser corrigido imediatamente e o que pode ser deixado para depois. Ela funciona da seguinte forma:
– Gravidade: é o impacto do problema para os envolvidos, o momento de analisar o quão grave ele é ou será para a empresa. É classificado de 1 a 5:
1- Sem gravidade
2- Pouco grave
3- Grave
4- Muito grave
5- Extremamente grave
– Urgência: prazo ou tempo disponível para a resolução do problema ou execução da ação. Quanto mais urgente for, menor tempo disponível para trabalhar no problema ou ação. Suas notas são:
1- Pode esperar
2- Pouco urgente
3- O mais rápido possível
4- Urgente
5- Precisa de ação imediata
– Tendência: probabilidade do problema se agravar com o passar do tempo, caso nada seja feito. A tendência de redução do problema também pode ser analisada. Classificação:
1- Não mudará
2- Vai piorar a longo prazo
3- Vai piorar
4- Vai piorar a curto prazo
5- Vai piorar rapidamente
Passos para montar sua Matriz:
- Montar uma tabela separando 4 colunas: problema, gravidade, urgência, tendência e sua nota final.
- Nas linhas da coluna do problema é o espaço destinado para as demandas que estão com problemas na empresa e nas linhas das colunas da gravidade, urgência e tendência, as notas relacionadas ao problema, baseadas na classificação individual de cada critério da matriz.
- A nota final é estabelecida pela multiplicação das notas de gravidade, urgência e tendência e o problema que tiver maior pontuação deverá ser resolvido primeiro e assim sucessivamente.
Exemplo de aplicação da Matriz GUT
E então, visto como é fundamental a organização para o sucesso da sua empresa, o que está esperando pra implementar a matriz GUT na gestão dos seus negócios?