O ciclo PDCA é uma ferramenta da qualidade e do gerenciamento que tem como objetivo possibilitar a melhoria contínua de um processo ou de um produto. E como o próprio nome já diz, trata-se de um ciclo, ou seja, é uma ferramenta que se utiliza visando melhorar cada vez mais o que se está analisando.

ETAPAS DO CICLO PDCA:

Plan (Planejar): Pode-se dizer que essa é a etapa mais importante do ciclo, pois é nesse momento que identificamos o problema, catalogando as características especificas dele utilizando de diversos pontos de vistas, pois a partir daí poderemos planejar e criar as ações que serão utilizadas com a finalidade de bloquear as causas e por fim eliminando o problema.

Do (Executar): Esse será o momento de aplicar e executar as atividades definidas no plano de ação criado na etapa anterior, ou seja, é o momento ideal de envolver as pessoas que estão diretamente ligadas ao que está sendo melhorado.

Check (Checar ou monitorar): Como o próprio nome já diz, aqui iremos checar e monitorar os resultados obtidos, utilizando através da observação, análise de dados e comparação com o que se tinha antes de ser iniciado o ciclo PDCA, é uma fase bastante importante pois é nela que iremos medir o quão eficiente foram as etapas anteriores (Execução do plano de ação).

Act (Agir): Nessa etapa, iremos analisar se o resultado esperado foi ou não alcançado, caso seja alcançado será feita uma padronização com o objetivo de se manter o processo conforme, caso o resultado não tenha sido deve-se retornar ao início do ciclo PDCA.