O que é?
Problem Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas é uma metodologia de ensino que tem como base a participação ativa do aluno através da resolução de problemas. O método é muito utilizado em universidades, mas, com as adaptações certas, pode ser usado na capacitação de funcionários de uma empresa.
Como funciona?
Essa metodologia quebrou o paradigma de aula tradicional, em que as disciplinas curriculares são distantes umas das outras. Nela, o aluno estuda sobre determinado assunto antes da aula, e anota todas as suas dúvidas ou dificuldades.
Na aula, ele apresenta tudo o que anotou. Acontecem discussões sobre os problemas apresentados, realizadas em grupos. Desta forma, a participação de cada aluno se torna fundamental, incentivando o trabalho em equipe e a comunicação.
A Aprendizagem Baseada em problemas PBL traz para a sala de aula a interdisciplinaridade, seguindo a concepção de ensino atual, prevista na Base Nacional Comum Curricular.
Vantagens do PBL
- Estimulo aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos;
- Aumento do senso de responsabilidade dos estudantes;
- Estimulo à leitura, ao emprego do raciocínio lógico e as discussões.
- Incentivo aos estudantes para que investiguem mais a fundo os problemas apresentados a fim de encontrar soluções práticas para eles;
- Estimula e desenvolve a habilidade do trabalho em equipe através dos grupos de discussão;
- Permite a interdisciplinaridade;
- Introdução dos estudantes ao meio prático da profissão escolhida, tornando-os mais motivados e humanizados.
Problem Based Learning e Empresa Júnior
Faz parte da rotina dos empresários juniores enfrentarem desafios nunca vividos anteriormente. Desafios que vão desde a parte organizacional até a de desenvolvimento de serviços, visto que as necessidades de cada torna um projeto único.
Pode-se dizer que superar desafios é a essência do movimento empresa júnior. Dessa maneira, um empresário júnior deve está sempre pronto para buscar as respostas necessárias.