O mundo em que vivemos é suscetível a mudanças rápidas e significativas, devidas, principalmente, às inovações tecnológicas. Mais da metade dos empregos que os jovens de hoje terão no futuro ainda nem existem. Por isso, é fundamental conhecer as 10 habilidades do profissional do futuro e se preparar para o que está por vir.

 

1.      Flexibilidade cognitiva

A flexibilidade cognitiva se refere à capacidade de ampliar os modos de pensar, imaginando caminhos distintos para solucionar os problemas que surgem no cotidiano. Quanto mais flexível for o indivíduo, mais ele conseguirá enxergar novos padrões e criar associações únicas entre ideias.

2.      Negociação

Essa é uma das competências mais importantes na vida de qualquer pessoa. Negociar é fundamental para a construção de um relacionamento saudável, levando em consideração as necessidades de todos os envolvidos para chegar a um consenso.

Nem todo mundo tem facilidade em desenvolver essa habilidade, por isso é uma ótima ideia aprender técnicas de persuasão, contribuindo na melhora de seus relacionamentos e resolução de problemas.

3.      Julgamento e tomada de decisões

Essa é uma habilidade cada vez mais exigida no mercado de trabalho. Levando em consideração o Big Data que as empresas dispõem, os profissionais terão de examinar números, encontrar insights.

É cada vez maior a necessidade de profissionais capazes de fazer a leitura e interpretação dessas informações para tomar decisões cruciais e estratégicas.

4.      Criatividade

O profissional criativo tem a capacidade de conectar informações aparentemente diferentes, construindo ideias inovadoras para apresentar algo “novo”. As novas tecnologias e produtos exigem dos profissionais uma significativa criatividade para que possam assimilar, usufruir e aproveitar todas essas mudanças.

Apesar da evolução da robótica, as máquinas ainda não têm a capacidade criativa do ser humano. Portanto, se ser criativo hoje é essencial, futuramente será uma habilidade imprescindível.

5.      Coordenação com os outros

A coordenação com os outros é uma habilidade social muito relevante. Envolve saber trabalhar com pessoas de personalidades distintas, saber se comunicar e, acima de qualquer coisa, saber lidar com as diferenças encontradas em cada uma delas.

As empresas têm privilegiado a contratação de profissionais que saibam coordenar diferentes temperamentos, ideias e talentos, respeitando-os e identificando traços e habilidades importantes em torno do desenvolvimento da própria empresa.

6.      Gestão de pessoas

Embora haja muito avanço na automação do trabalho e inteligência artificial, os funcionários continuam a ser valiosos em empresas. Porém, como qualquer ser humano, eles têm dias complicados, ficam doentes, cansados, desmotivados e desfocados.

Saber gerenciar pessoas é o mesmo que saber maximizar a produtividade, motivar as equipes e responder às necessidades dos funcionários para que se sintam acolhidos e possam corresponder às demandas da empresa.

7.      Resolução de problemas complexos

Essa não é uma habilidade que já nasce com o profissional, mas aprimorada com o passar dos anos. Se resume na capacidade de solucionar problemas indefinidos e novos em ambientes reais.

Portanto, o profissional que apresentem uma elasticidade mental para resolver problemas que jamais viu antes, e que podem se tornar ainda mais complexos, serão cada vez mais requisitados pelas empresas.

8.      Inteligência Emocional

Está bastante associada à resiliência. É uma forma de lidar com os próprios sentimentos e não deixar que eles atrapalhem o seu desempenho no trabalho.

Enfrentar pressões e cobranças e fazer um serviço de excelência nessas condições é algo valioso. Organizações que investem nessa habilidade terão colaboradores de boa performance, mesmo diante de situações de crise.

9.      Senso de aprimoramento

Todo profissional deve buscar melhoria constante. Conhecimentos técnicos, desenvolvimento de novas competências, mudança de posturas, etc. Isso ajuda os profissionais a aprimorarem seu trabalho e obterem maior destaque.

As empresas costumam oferecer treinamentos corporativos que resolvam essas lacunas e motivem os colaboradores a buscarem constante aprimoramento. Porém, é importante que o profissional também busque por conta própria a qualificação contínua.

10. Pensamento crítico

Ser um profissional crítico será uma habilidade muito valiosa nos próximos anos. O pensamento crítico envolve raciocínio e lógica. O profissional do futuro deverá ser capaz de atrelar a lógica com o raciocínio para questionar determinados problemas. Dessa forma, será capaz de identificar os prós e contras, ponderá-los e considerar as diferentes soluções.

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