Sabe aquela sensação de que tudo muda a todo momento? Essa é uma realidade que ganhou bastante visibilidade no universo dos negócios, mas que não se restringe a ele. Essa complexidade da vida passou por bastantes evoluções e atualmente representa uma condição relacionada aos mais variados setores da vida moderna. Apesar de “VUCA” não ser um conceito novo, muitas pessoas ainda não sabem muito bem o que ele significa.

Portanto, não sabem também como se preparar ou o que fazer para minimizar os efeitos desse mundo complexo. O fenômeno é marcado pelo dinamismo, pelo surgimento de novos padrões e tecnologias, e inclusive por incertezas.

Então, devido a sua importância, é bem provável que você já tenha ouvido em outros posts sobre o Mundo VUCA e como ele se relaciona com outros temas.

O que é VUCA?

Pois então, VUCA é uma sigla em inglês, formada pela primeira letra das palavras: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Esses quatro conceitos são usados para descrever o mundo em que vivemos atualmente, no qual as mudanças são rápidas e exigem uma grande demanda de adaptação.

Afim de explicar melhor o que cada termo significa, vamos explorar detalhadamente o que quer dizer cada um desses conceitos para, de fato, ter uma melhor visualização do que é o mundo VUCA.

 

 

Mundo VUCA: O Significado da sigla

Volatility (Volatilidade)

O conceito de volatilidade está relacionado à velocidade com a qual as mudanças acontecem e os seus impactos. Certamente, você já se observou pensando na sensação de que o tempo está “passando cada vez mais rápido”, e esse é um efeito direto da volatilidade do nosso mundo.

As coisas mudam tão rapidamente, que muitas vezes sentimos que não há tempo suficiente para cumprir todas as demandas estipuladas para o dia. Um ótimo exemplo disso está nos avanços e marcos de desenvolvimento tecnológico, os quais estão sendo atingidos em espaços de tempo menores.

O que era tido como conceito e modelo de sucesso ontem, pode ser que seja invalidado ou superado amanhã. E essa volatilidade faz com que o mundo empresarial seja bastante desafiador.

Uncertainty (Incerteza)

Devido a esse estado constante de mudanças, podemos afirmar sem medo de errar que o mundo se tornou um lugar marcado por muitas incertezas. Assim, mesmo tendo uma quantidade relativamente alta de dados, não necessariamente todas essas informações serão úteis para prever cenários futuros.

Por esse motivo, existe uma imensa dificuldade em planejar investimentos, tomar decisões e traçar etapas de crescimento, afinal de contas esse trajeto é incerto e geram dificuldades de enxergar para onde vamos e qual o próximo passo.

Complexity (Complexidade)

No mundo em que vivemos, somos constantemente levados a crer que estamos fazendo uma única escolha, entretanto, nas tomadas de decisões, diversas escolhas estão entrelaçadas e muitas vezes nem temos ciência disso.

E é por conta de tantos detalhes e mudanças, que alguns gestores encontram tantas dificuldades e a missão de se ter uma visão geral organizada da situação parece ser quase impossível.

Ambiguity (Ambiguidade)

A partir da síntese das outras características uma nova é estruturada, a ambiguidade. Em um contexto como o atual, simplesmente não há respostas corretas. As definições passam a ser analisadas como possibilidades e caminhos, tendo em vista que em algum momento será necessário optar por uma direção, em detrimento da outra e isso gera consequências.

Agora que você entendeu o que é o mundo VUCA, está na hora de ver os impactos disso no seu dia a dia.

De que forma isso afeta a sua empresa?

De forma clara, o principal impacto para as empresas é a dificuldade de ter previsibilidade nos planejamentos.

Para quem tem dificuldade de adaptação a mudanças, a notícia não é muito boa. O mundo VUCA interfere em absolutamente todas as decisões que são tomadas na sua empresa.

Sendo assim, para sobreviver, as organizações devem ser capazes de dar respostas na mesma velocidade com que são atingidas pelas transformações no contexto.

Um aspecto importante a se definir é que ambientes colaborativos, em que todos trabalham para alcançar um objetivo maior, tem maiores chances de prosperar do que um ambiente competitivo, onde todos estão empenhados em se sobressair individualmente sobre os outros.

Quais habilidades o profissional precisa ter para se dar bem nesse cenário?

Quem quiser crescer na carreira não tem escolha: precisa estar preparado para o mundo VUCA. Dessa maneira, é importante dedicar um tempo para desenvolver algumas competências e para isso destacamos:

  • Resiliência;
  • Liderança por propósitos;
  • Criatividade;
  • Visão estratégica;
  • Pensamento crítico;
  • Negociação;
  • Trabalho em equipe;
  • Multidisciplinariedade para lidar com a Complexidade;

Detalhamos algumas dessas habilidades no post sobre “As 10 habilidades do profissional do futuro